top of page
oleo-de-cannabis-.jpg

ACMB

Associação de Cannabis

Medicinal da Bahia

afpv2.png

Noticias da Semana!!!

Nesta quinta-feira 11/08 estivemos na sede do PV Partido Verde conversando com o Vereador André Fraga, autor do Projeto de Lei (PLE) nº 172/2021, que propõe uma política municipal de uso da cannabis para fins medicinais e distribuição gratuita de medicamentos prescritos à base da planta, que contenha em sua fórmula as substâncias Canabidiol (CBD) e/ou  Tetrahidrocanabinol (THC), nas unidades de saúde pública municipais e privadas conveniadas ao SUS, em Salvador.

 

Nesta oportunidade tratamos da regulamentação da ACMB - Associação de Cannabis Medicinal da Bahia aqui em Salvador, afim de participar desse processo de inserção da Medicina Cannabica na saúde pública principalmente voltada para a população de baixa renda.

 

A conversa se deu em um clima amistoso onde o Vereador André Fraga demonstrou total interesse em nos ajudar assessorando com informações importantes sobre o andamento dos processos que estão tramitando no momento voltados a essa questão no Município de Salvador.

História de vida...

19ª Legislatura (2021-2024)

André Fraga

PV

Nascimento: 16/11/1983

Telefone: (71) 3320-0192

Telefone: (71) 3320-0198

Telefone: (71) 9318-4941

E-mail: andrefraga@cms.ba.gov.br

Endereço de gabinete: Rua Ruy Barbosa, s/n, Ed. Bahia Center, Gab. 33, 7º andar

 

Engenheiro ambiental, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), está no doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. É presidente da Comissão Especial de Emergência Climática e Inovação e faz parte das comissões permanentes de Cultura, de Participação Legislativa e de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Salvador. 

Ex-secretário Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador, é Líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) e aluno RenovaBR Cidades, onde também foi professor da disciplina Políticas Públicas Municipais para a Sustentabilidade no módulo avançado. 

Representou Salvador em redes internacionais de cidades como a C40 Cities-Climate Leadership Group, 100Cidades Resilientes, Cities4Forests e ICLEI-Local Governments for Sustainability, além de ter sido o coordenador geral da Semana Latinoamericana e Caribenha do Clima promovida pela ONU em Salvador, em 2019. Ocupou a vice-presidência da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) e foi Coordenador Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27) entre 2017 e 2018.

Militante ativo do movimento estudantil, durante seus estudos universitários, exerceu a presidência, por dois mandatos, da Executiva Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental (ENEEA). Também foi presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia Ambiental e do Diretório Central dos Estudantes, além de Vice-Presidente da União dos Estudantes da Bahia. Ainda como estudante estagiou no Parque Nacional Marinho de Abrolhos, no extremo sul da Bahia.

Filiado ao Partido Verde, integra a Direção Nacional, Estadual (Bahia) e Municipal (Salvador) da agremiação partidária. Em 2012, liderou aos 28 anos (como Presidente), o PV Salvador, além de ter sido delegado nas conferências internacionais Global Greens, que reúnem partidos verdes e ecologistas de mais de 90 países. 

Aos 30 anos, se tornou o mais jovem integrante do primeiro escalão da gestão municipal da capital baiana. Integra ainda o Conselho de Qualidade Acadêmica da Universidade Salvador (UNIFACS) e o Júri Nacional do Programa Bandeira Azul.

Seu projeto no Programa de Pós Graduação em Patologia, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), investiga a relação entre o acesso e uso de áreas verdes urbanas e os efeitos na saúde humana, especificamente o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes, a partir de uma coorte em curso em Salvador. Como professor, ministrou a disciplina Arborização Urbana no curso de Arquitetura Paisagística do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

Formulou e implementou a Política Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, desenvolveu o primeiro Inventário de Emissões dos Gases de Efeito Estufa de Salvador, planejou e implantou a Coleta Seletiva de resíduos sólidos e participou do processo de retomada do uso dos espaços públicos na cidade com projetos como a instalação de parklets e adoção de praças por cidadãos. Em parceria com a sociedade civil, enquanto era secretário,  a SECIS implantou mais de 50 hortas urbanas e 20 hortas em escolas municipais, promovendo qualidade de vida, alimentação saudável e coesão social.

Com a criação do premiado Programa Salvador Capital da Mata Atlântica, a cidade passou a contar com mais de 30 iniciativas para ampliar a cobertura do bioma, desde a implantação do Plano Diretor de Arborização Urbana, o Manual Técnico de Arborização Urbana com Espécies Nativas da Mata Atlântica, a implantação de 7 novos parques urbanos, a requalificação de parques já existentes e o plantio de mais de 50 mil árvores nativas.

Através do Para-Praia proporcionou o acesso a mais de 1000 pessoas com deficiência ao banho de mar em Salvador. Fez da capital a primeira cidade do Norte/Nordeste com uma praia certificada no Programa Internacional Bandeira Azul de sustentabilidade.

Práticas inovadoras, a Outorga Verde, IPTU Verde e IPTU Amarelo foram implementadas pela SECIS para incentivar empreendimentos imobiliários a contemplarem a sustentabilidade em suas construções.

Liderou projetos que ajudaram a colocar a capital baiana no mapa da sustentabilidade mundial como a construção e operação do Centro Municipal de Inovação de Impacto COLABORE, primeiro coworking público voltado para o desenvolvimento de soluções que contribuam para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. 

Em 2019, liderou o desenvolvimento da Estratégia de Resiliência de Salvador e a implementação do Painel Salvador de Mudança do Clima, uma iniciativa que reúne profissionais e pesquisadores para criar uma agenda climática na cidade pensando de forma preventiva nas tomadas de decisões sobre a mudança do clima. Ainda em 2019, iniciou o debate público e o processo de construção da Política Municipal de Mudanças Climáticas de Salvador.

Contato

Estamos sempre em busca de novas oportunidades. Entre em contato.

logo_VAZA.png
bottom of page